terça-feira, outubro 24, 2006

Definição de Pónei

Meu caro Lusitano:
Esperando que não nos acuses de plágio, entendi que esta definição é merecedora de ser transformada em post.
Muito obrigado pela tua contribuição

Então, o que é um Pónei?
Pequeno e menino, o pónei surgiu num passado não muito distante numa região na qual pouca comida e poder era disponível, permitindo somente a sobrevivência dos animais mais rústicos, impossibilitando-os de se tornarem cavalos dignos de registo.
A raça surgiu de um cruzamento de póneis da raça "Samu", com alguns exemplares trazidos do Nordeste de Portugal, seleccionados pela família de criadores. Os póneis da raça "Samu" são provenientes da ilha dos Samus lá na terra longínqua.
Características:Aptidões - São muito utilizados na iniciação de baixas "golpadas" e utilizados por indivíduos também eles "meninos".
Temperamento - Tanto para os de sela como para os de tracção, o temperamento deve ser previsível, pouco corajoso mas acima de tudo muito obdientes. Contudo, na presença de animais de porte superior constumam refugiar-se. Andadura - Trote e andamento rude atrás do protagonismo. De salientar que costumam andar pela sombra e quando se juntam num grupo de bons cavalos andam constantemente na retaguarda.

3 Comments:

Blogger André Barbosa said...

Caro Lusitano,

Simplesmente brilhante. Esta é a definição oficial do meu pequeno pónei. Muito obrigado, pela perspicácia.

24 outubro, 2006 19:36  
Blogger Tiago Freitas said...

eu acho que teria piada a defenição de puro sangue lusitano...para melhor se poder compreender o quanto de insignificante é o pequeno ponei...

24 outubro, 2006 19:55  
Blogger André Barbosa said...

Tio, já está disponivel a definição de puro sangue lusitano. Agora já é possivel comparar o Puro Lusitano ao meu pequeno pónei.

24 outubro, 2006 23:34  

Enviar um comentário

<< Home