quarta-feira, maio 23, 2007

Jackson Pollock





Jackson Pollock foi um importande pintor dos EUA e referência no movimento do expressionismo abstracto.
Começou seus estudos em L.A. e depois mudou-se para Nova York. Desenvolveu uma técnica criada por Max Ernst, o 'dripping' (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre as suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. O quadro "UM" é um exemplo dessa técnica. Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela e elabora uma obra prima. Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não usa pinceis.
A arte de Pollock combina a simplicidade com a pintura pura e as suas obras de maiores dimensões possuem características monumentais. Com Pollock, há o auge da pintura de acção
(action painting).
Apesar de ter o seu trabalho reconhecido e com exposições por vários países do mundo, Pollock nunca saiu dos Estados Unidos. Morreu num acidente de carro em agosto de 1956.
Como Pollock não teve grande reconhecimento em vida ainda é usual encontrar quadros de Jackson Pollock em vendas de 2ª mão, lixeiras, diners moteis de estrada nos estados menos "desenvolvidos" dos EUA. Um quadro de Jackson Pollock chega a valer entre 45 a 150 milhões de dolares.
Deixo-vos aqui os meus favoritos.