sábado, outubro 20, 2007

Universidades JP

Pacheco Pereira, Lobo Xavier e Telmo Correia na Universidade JPA Juventude Popular realiza este fim-de-semana, em Penafiel, uma primeira acção de formação dos seus quadros, dedicada ao tema «O que é a política?», e que conta com a participação dos sociais-democratas Pacheco Pereira e Paulo Rangel.
«Neste momento, a JP tem uma base de dirigentes e militantes muito jovem, queremos fazer uma aposta na formação», justificou, em declarações à Lusa, o líder da JP, Pedro Moutinho.
A Universidade JP 2007 tem início sexta-feira à noite com uma intervenção do presidente da distrital do Porto do CDS-PP, Álvaro Castello-Branco, seguindo-se o painel «O que é a política?», que terá como orador o ex-líder parlamentar democrata-cristão Telmo Correia.
No sábado, a Universidade começará pelo tema «Bases do Pensamento Político», seguindo-se a intervenção de Paulo Rangel, deputado do PSD e professor de Direito da Universidade Católica, sobre «Regimes e Sistemas Políticos».
O papel do Estado nas sociedades será o tema do último painel de sábado.
No domingo, o primeiro orador da Universidade será Bernardo Pires de Lima, membro da comissão política do CDS, mestre em Relações Internacionais e Investigador do Instituto de Defesa Nacional, seguindo-se o editor da revista Atlântico, Paulo Pinto Mascarenhas, que falará sobre Comunicação na Política.
José Pacheco Pereira, militante do PSD, comentador político e professor do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, será o orador convidado para falar sobre o tema «Os Jovens e a Política».
O encerramento estará a cargo de António Lobo Xavier, ex-dirigente do CDS-PP, advogado e administrador de empresas.
De acordo com Pedro Moutinho, esta será apenas a primeira acção de formação da JP seguindo-se, no primeiro trimestre de 2008, uma iniciativa dedicada à Constituição da República Portuguesa.
Diário Digital / Lusa