terça-feira, setembro 18, 2007

Economia Presente??

Em declarações à agência Lusa, Manuel Pinho, que se desloca ao distrito de Aveiro no âmbito da iniciativa mensal «Economia Presente», adiantou que vai anunciar terça-feira «um novo projecto na área da energia e do ambiente para a cidade de Aveiro».
«O objectivo desta visita é motivar, ouvir e encontrar soluções com as entidades e as empresas locais sobre as prioridades económicas para o distrito de Aveiro», disse Pinho, frisando que a iniciativa visa «aumentar a proximidade do governo com cada distrito e promover os melhores exemplos que há em Portugal».
Fazendo um «balanço positivo» da actividade económica e empresarial do distrito, Manuel Pinho antecipou também à Lusa que a Direcção Regional de Economia vai passar para Aveiro «muito rapidamente, ainda este ano».
«Além disso, esta visita servirá para fazer um balanço dos apoios às empresas do distrito. Nos últimos dois anos, houve um aumento significativo dos apoios a empresas no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio. 40% do total dos fundos - relativos aos programas Prime e Novo Prime - foram entregues [nesse período]», disse.
Manuel Pinho afirmou que 42% dos projectos empresariais do distrito foram apoiados nos últimos dois anos, sendo que 58% foram apoiados nos últimos cinco anos.
Classificando o distrito como «muito vibrante» pela sua capacidade económica e ligação da universidade ao tecido empresarial, o ministro garantiu que «vai continuar a apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME) no seu processo de inovação» e salientou que «o processo de desenvolvimento tem uma agenda sempre aberta».
Durante a visita, Manuel Pinho terá encontros de trabalho com o governador Civil de Aveiro, os presidentes das autarquias do distrito, responsáveis das principais empresas, associações empresariais e organismos do distrito.
O Ministro da Economia janta hoje com os autarcas e representantes de entidades e associações locais e deixará para terça-feira a assinatura com a Ventiveste, consórcio liderado pela Galp, do contrato relativos à 2ª fase do Concurso das Eólicas, que prevê a atribuição de 400 megawatts de capacidade instalada.
Ainda na terça-feira, Manuel Pinho visita ainda as empresas A. Silva Matos, Metalomecânica, S.A. e a Fepsa, que irá distinguir com o prémio Excelência e Inovação.
«Estas empresas servem de exemplo, de bandeira do distrito para atrair investimento», justificou Manuel Pinho, que irá ainda assinar no mesmo dia os contratos do Programa de Incentivos à Modernização do Comércio (MODCOM).
A agenda é aberta, tendo sido convidados para a iniciativa os cabeças de lista eleitos pelo distrito de Aveiro nas últimas legislativas, como Luís Marques Mendes (PSD) e Paulo Portas (CDS-PP).
O ministro da Economia faz-se acompanhar pelo secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, e secretários de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, e do Turismo, Bernardo Trindade.

in lusa/diário digital

1 Comments:

Blogger nunoferreiragomes said...

Socrates e o "middle west"

http://www.youtube.com/watch?v=DUIT3GWcWJk

24 setembro, 2007 04:38  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home