quarta-feira, novembro 28, 2007

Sócrates lacaio da China

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Concordo inteiramente com Sócrates. O homem seria senil se fizesse outra coisa. Em politica externa deve-se ser realista

28 novembro, 2007 17:51  
Blogger James Aurens said...

Caro Rodrigo

Claro que em politica externa deve-se ser realista. Eu só quero ver se Sócrates também vai ficar ao lado da China se houver conflito armado e já agora como fica a sua posição face ao E.U.A, na medida em que os E.U.A são favoraveis a autodeterminação de Taiwan.

28 novembro, 2007 18:02  
Blogger Rodrigo Lobo d'Ávila said...

Na possibilidade extremamente remota de haver conflito armado Portugal, dado que não tem alianças político-militares com nenhum dos lados, deveria-se manter neutral. Os EUA nunca se manifestaram a favor da independência de Taiwan; muito pelo contrario Bush fez o primeiro-ministro Taiwanes prometer que nunca declararia a independência (ver para isso politica dos quatro nãos). Afirmaram intervir no caso da China invadir unilateralmente e sem casus belli. E essa hipótese, é bastante remota dada a relação de simbiose económica que existe entre as duas grandes potencia. Claro que se os EUA entrassem em guerra devíamos entrar ao lado deles por causa da NATO. Mas uma guerra dessas levaria ao colapso económico dos EUA e da China!! Ou seja levaria a um colapso económico mundial!!! Logo para evitar esta guerra, Taiwan não pode ter a independência! Nem a Europa nem os EUA querem que Taiwan seja independente. E mesmo os EUA já se afastaram de Taiwan desde que o seu presidente pediu a adesão ás UN e ameaçou declarar a independência. Cito o secretário de estado Thomas Christensen numa audiência dada a políticos e militares taiwaneses: “back down or face the consequences. Taiwan's security is inextricably linked to the avoidance of needlessly provocative behavior, let me be perfectly clear: (...) we do not recognize Taiwan as an independent state, and we do not accept the argument that provocative assertions of Taiwan independence are in any way conducive to maintenance of the status quo.”

28 novembro, 2007 19:59  

Enviar um comentário

<< Home