sexta-feira, dezembro 14, 2007

E, começa a saga:

Meus caros amigos, póneis! Feito o convite (algo demorado na entrega) para participar n'omeupequenoponei.blogspot.com iniciarei esta saga com um post de todo, previsível: a assinatura do Tratado de Lisboa.
Ás 12 horas, 49 minutos e 30 segundos do dia 13 de Dezembro de 2007, foi assinado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa o Tratado Reformador, agora Tratado de Lisboa. No mesmo local onde há vinte e dois anos fora assinado o Tratado de Adesão de Portugal há então CEE (Comunidade Económica Europeia).
Perante isto há que apontar alguns factos: a Presidência Portuguesa do Conselho Europeu foi um sucesso, no entanto e, em matéria do Tratado Reformador, tal acordo só se tornou possível graças à enorme competência e convicção europeísta da chanceler alemã Angela Merkel. Foi na CIG (Cimeira Inter-Governamental) de Berlin último que ficou acordado que seria durante a Presidência Portuguesa que tal diploma legislativo teria conclusão prática. Facto que se verificou.
Mais, os louros que José Sócrates tenta ganhar, não são de todo, em primeiro para ele. Tal Presidência só correu de forma tão bem sucedida graças ao exemplo de diplomacia e engenho político do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado. Ele sim, foi a cabeça pensante do sucesso português na Europa.
Em futuros posts versarei sobre o meu entendimento altamente favorável à ratificação parlamentar do Tratado de Lisboa, bem como ao óbvio voto favorável em conteúdo deste de per si.

12 Comments:

Blogger Tiago Freitas said...

medo medo medo!!!já não ha paxorra para ouvir falar de tratado e da EUROPA!!!

14 dezembro, 2007 20:41  
Blogger Gonçalo Dorotea Cevada said...

Ao menos leste o que escrevi? E porque não primeiro um "Olá! Benvindo!".

14 dezembro, 2007 20:43  
Blogger Tiago Freitas said...

li sim...mas já não se consegue ouvir mais treta sobre tratado e sobre Europa!!!

14 dezembro, 2007 20:43  
Blogger James Aurens said...

Meu caro Gonçalo

Bemvido a este muy nobre estabulo.
Deixo apenas uma pergunta porque não se pode fazer como na Irlanda em que os referendos são obrigatórios? assim pelo menos temos a certeza que é isso que Portugal no seu todo deseja

14 dezembro, 2007 20:55  
Blogger Gonçalo Dorotea Cevada said...

Porque na Irlanda há uma imposição constitucional que o obriga, em Portugal não!

14 dezembro, 2007 20:58  
Blogger Rodrigo Lobo d'Ávila said...

Este comentário foi removido pelo autor.

14 dezembro, 2007 21:05  
Blogger Rodrigo Lobo d'Ávila said...

Este comentário foi removido pelo autor.

14 dezembro, 2007 21:07  
Blogger James Aurens said...

Caro Gonçalo

A imposicão para mim chama-se ouvir a população.

14 dezembro, 2007 21:09  
Blogger Gonçalo Dorotea Cevada said...

Chama-lhe o que quiseres, mas na Irlanda queira ou não queira a classe política em matéria de acordos ou tratados internacionais, é obrigada a referendar. Só isso. Aliás, penso que em Nice, o 1º referendo irlandês foi no sentido negativo, houve de seguida um outro referendo, onde o SIM ganhou.

14 dezembro, 2007 21:12  
Blogger Rodrigo Lobo d'Ávila said...

Gonçalo Cevada ACEPSE (Alto Comissário Europeu para a Propaganda e Sessões de Esclarecimento)

15 dezembro, 2007 09:47  
Blogger João Ribeirinho Soares said...

As sessões de esclarecimento promovidas pelo Gonçalo são muito ao género da Revolução Cultural operada na China... ou das sessões de esclarecimento nas terrinhas que o MFA fazia após o 25/4... ou então iguais às conferências de imprensa que o Ministro da propaganda Iraquiano fazia contra os EUA, onde só ele conseguia ver uma vitória do Iraque... com o cevada é igual... exactamente igual..

15 dezembro, 2007 09:48  
Blogger BSC said...

Eu gostei do teu texto Gonçalo!!!!! Acho muito bem o elogio ao nosso MNE, mais do que merecido. Ele é de facto um grande senhor!

e já agora, puxando a brasa à minha sardinha, como diz o povo, gostaria apenas de lembrar que o sucesso da Presidência Portuguesa mais do que de conteúdo foi logístico. E nisso está e parabéns a Missão Presidência e muito em especial o Protocolo do Estado e os Oficiais de Ligação que deram a cara por Portugal durante 6 meses, resolvendo problemas, antevendo complicações, minorando estragos. E obviamente que me incluo nesse lote e é com mto gosto que vejo a França (sim, a França) dizer que a Presidencia Tuga foi a melhor (em termos logísticos) dos últimos anos!!!! Enfim, um sucesso a todos os níveis coroado com a aprovação do Tratado num dia de sol e céu azul!!!!

15 dezembro, 2007 11:02  

Enviar um comentário

<< Home