terça-feira, outubro 30, 2007

Os meus ícones 1.5

Mies Van der Rohe

Já que estamos numa de eleger uma figura mensal, eu aproveito o meu post sobre ícones para divulgar um senhor que foi um ÍCONE da arquitectura mundial.

Mies Van der Rohe é este senhor, para mim é um dos meus ícones incontornáveis. Este senhor nascido na Alemanha em 1887, morre com 83 anos em 1969 em Chicago. Mies notabilizou-se como professor na mitica escola de Artes, Bauhaus na alemanha mas consegui projectar a sua obra com grandes dimensões no continente Americano. A sua obra é caracterizada por um periodo incial clássico a que depois passa a um depuramento constante da linguagem onde o principal mote ilustrador das obras é o célebre chavão LESS IS MORE.

Depois de costruir o notável pavilhão de Barcelona, Mies torna-se um autor conhecido. Entre obras icónicas deste autor podemos destacar a casa Tugendhat, a casa Farnswoth, o complexo de apartamentos em Lake Shore Drive em Chicago ou o Seagram building em Nova Iorque.


GOD IS IN THE DETAILS

1 Comments:

Blogger João Ribeirinho Soares said...

Muito bem Tio!
Mies é muito bom... Publica a sala de aula de Mies que é óptima e prossegue com os teus posts culturais de qualidade elevada

30 outubro, 2007 13:56  

Enviar um comentário

<< Home