quinta-feira, setembro 27, 2007

Dignidade Política

Com mais posturas como estas, penso que poderemos caminhar para credibilidade política e dos políticos portugueses.
Dr. Santana Lopes, está de parabéns!
Obrigado, Zé Soares, pelo vídeo.

terça-feira, setembro 25, 2007

Dependência

segunda-feira, setembro 24, 2007

Um bom exemplo

terça-feira, setembro 18, 2007

Economia Presente??

Em declarações à agência Lusa, Manuel Pinho, que se desloca ao distrito de Aveiro no âmbito da iniciativa mensal «Economia Presente», adiantou que vai anunciar terça-feira «um novo projecto na área da energia e do ambiente para a cidade de Aveiro».
«O objectivo desta visita é motivar, ouvir e encontrar soluções com as entidades e as empresas locais sobre as prioridades económicas para o distrito de Aveiro», disse Pinho, frisando que a iniciativa visa «aumentar a proximidade do governo com cada distrito e promover os melhores exemplos que há em Portugal».
Fazendo um «balanço positivo» da actividade económica e empresarial do distrito, Manuel Pinho antecipou também à Lusa que a Direcção Regional de Economia vai passar para Aveiro «muito rapidamente, ainda este ano».
«Além disso, esta visita servirá para fazer um balanço dos apoios às empresas do distrito. Nos últimos dois anos, houve um aumento significativo dos apoios a empresas no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio. 40% do total dos fundos - relativos aos programas Prime e Novo Prime - foram entregues [nesse período]», disse.
Manuel Pinho afirmou que 42% dos projectos empresariais do distrito foram apoiados nos últimos dois anos, sendo que 58% foram apoiados nos últimos cinco anos.
Classificando o distrito como «muito vibrante» pela sua capacidade económica e ligação da universidade ao tecido empresarial, o ministro garantiu que «vai continuar a apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME) no seu processo de inovação» e salientou que «o processo de desenvolvimento tem uma agenda sempre aberta».
Durante a visita, Manuel Pinho terá encontros de trabalho com o governador Civil de Aveiro, os presidentes das autarquias do distrito, responsáveis das principais empresas, associações empresariais e organismos do distrito.
O Ministro da Economia janta hoje com os autarcas e representantes de entidades e associações locais e deixará para terça-feira a assinatura com a Ventiveste, consórcio liderado pela Galp, do contrato relativos à 2ª fase do Concurso das Eólicas, que prevê a atribuição de 400 megawatts de capacidade instalada.
Ainda na terça-feira, Manuel Pinho visita ainda as empresas A. Silva Matos, Metalomecânica, S.A. e a Fepsa, que irá distinguir com o prémio Excelência e Inovação.
«Estas empresas servem de exemplo, de bandeira do distrito para atrair investimento», justificou Manuel Pinho, que irá ainda assinar no mesmo dia os contratos do Programa de Incentivos à Modernização do Comércio (MODCOM).
A agenda é aberta, tendo sido convidados para a iniciativa os cabeças de lista eleitos pelo distrito de Aveiro nas últimas legislativas, como Luís Marques Mendes (PSD) e Paulo Portas (CDS-PP).
O ministro da Economia faz-se acompanhar pelo secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, e secretários de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, e do Turismo, Bernardo Trindade.

in lusa/diário digital

sexta-feira, setembro 14, 2007

EUA defendem que Portugal deve apostar na energia nuclear

O conselheiro da Casa Branca para o Ambiente James Connaughton defendeu hoje que Portugal deve apostar na energia nuclear, considerando que é um dos países com maiores capacidades para produzir energia totalmente limpa.
«Não sei o suficiente sobre a situação política portuguesa, mas vou falar sobre políticas energéticas. Os portugueses são inteligentes, são bem treinados, têm engenheiros altamente qualificados e vivem, de uma forma relativa, numa parte muito segura do mundo. Logo, Portugal tem certamente capacidade para usar o nuclear como parte da sua escolha energética», afirmou em entrevista à agência Lusa James Connaughton.
O conselheiro da Casa Branca para o Ambiente e o representante dos Estados Unidos junto da União Europeia estão hoje em Portugal para promover as ideias dos EUA no que respeita às políticas de combate às alterações climáticas e à energia.
Na entrevista dada à Lusa, James Connaughton sublinhou a capacidade de Portugal em produzir energia com «zero» emissões poluentes: «Quando olho para um país como Portugal, vejo que tem uma das maiores capacidades de usar energia com zero emissões, numa proporção rara em comparação com a maior parte dos países. Espero que os líderes portugueses olhem para as opções e as persigam em benefício de Portugal e do mundo».
Além do nuclear, o responsável da Casa Branca realçou também a aptidão do país para produzir energias renováveis, como a hídrica, solar ou eólica.
De uma forma global, Connaughton defendeu que o nuclear deve ser usado por todos os países que tenham capacidade tecnológica e uma forma de a produzir de um modo seguro.
«A energia nuclear é a única fonte capaz de produzir energia a baixo custo e que consegue sustentar cidades inteiras sem emissões. Não conseguimos fazer progressos ao nível energético e ao nível das alterações climáticas se não usarmos muito mais energia nuclear ao nível global», sustentou.
Os dois responsáveis norte-americanos vão ter hoje encontros em Lisboa com representantes dos Ministérios do Ambiente e da Economia, a quem darão conta da conferência sobre alterações climáticas que a administração Bush está a organizar para os dias 27 e 28 de Setembro.
Diário Digital / Lusa

Já não gostava deles...

"A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica suspendeu ontem a actividade de um dos dois parques contíguos ao estádio do Sporting que, na próxima quarta-feira recebe o Manchester, numa noite em que se espera casa cheia".

Segundo um porta-voz da ASAE, as tarifas estavam a ser cobradas de forma ilegal. Isto, porque cobrava uma tarifa única (5 euros), em dia de jogo. Vai mais longe, ao dizer que “era um sistema pouco justo para o consumidor”. Ora, o parque não é do Sporting Clube de Portugal? Não terá o Sporting o direito de cobrar o que bem entender? Por acaso, o Sporting obriga o senhor consumidor a estacionar o carro no parque?
Mais uma vez, está demonstrado o ridículo a que a ASAE se presta! Independentemente de ser do Sporting, – até porque, se o fizessem no rival da 2ª circular, a opinião seria exactamente a mesma – o que está em causa, é a obsessão em decidir por terceiros.
Se estou disposto a deixar o meu carro no parque de Alvalade e, sabendo que vou pagar 5 euros, e assim, evitar estacionar onde calhar, quem é a ASAE para dizer que não posso? É injusto? Não! Injusto é eu querer deixar lá o carro, e não me deixarem. Injusto é regularem o que é justo e/ou não é!
Mais, se as tarifas fossem à hora, quanto tempo demoraria a sair do parque? Confesso que não sei a capacidade do parque, mas não me parece ser pequeno. Assim, imaginem o que seria centenas/ milhares (?) de pessoas a dirigirem-se às caixas automáticas para efectuar o pagamento!!! Pois, a única conclusão possível: O CAOS!!!! Horas e filas intermináveis para abandonar o parque.
Enfim, mas pior que as filas é mesmo que se acha no direito de decidir por nós.

quinta-feira, setembro 13, 2007

Chaves Palace


O blog chavespalace voltou de férias....visitem....


Os meus ícones....1.2


Depois de um periodo ausente em férias...o post os meus ícones voltou....


A TORRE BURGO de EDUARDO SOUTO DE MOURA,é sem duvida alguma uma referência no actual skyline do Porto. A sua imagem puramente conceptual associada a empilhamentos de tijolos ou paletes de madeira, faz com a torre sobressaia como um objecto isolado onde a escala é dada apenas pelas lojas a nivel de r/c. Todo o edificio afasta-se da avenida criando uma praça granitica como embasamento onde uma escultura de Ângelo de Sousa cria a desejada urbanidade ao local...porque não fazer mais construção em altura na cidade? Se for de qualidade...sem dúvida alguma sim....

quarta-feira, setembro 12, 2007

Ser Português

Pela transmissão pública do mundial de rugby 2007


É uma vergonha o modo como a RTP trata a Selecção Nacional de Rugby, isto porque ao contrario de outros desportos, o rugby e os atletas nacionais parece que não tem direito a que os portugueses os vejam a defender as cores nacionais em canal aberto.

Sendo a lei relativa a transmissão televisiva deste tipo de competições em que atletas portugueses participam clara, não se entende este ostracismo a que a Selecção de Rugby foi votada.





Força Lobos

terça-feira, setembro 11, 2007

Liberdade para quem quer ter filhos

A Comissão Política Nacional da Juventude Popular vai apresentar, no Parlamento, 20 medidas que considera “inovadoras e pragmáticas” de incentivo à natalidade, bem como de apoio àqueles que pretendem ter filhos. “Dentro de uma lógica de liberdade”, ressalvou a estrutura.Em comunicado, a JP esclareceu que vai chamar a si esta problemática, propondo as alterações legislativas que considera “pertinentes” para a implementação daquelas medidas que dividiu em quatro grandes grupos. No entender dos democrata-cristãos, o número de filhos “nunca poderá ser penalizador em termos fiscais”. Concretamente, propõe “um modelo de IRS em que os escalonamentos e as taxas não penalizem os agregados maiores em benefício dos agregados individuais”. Num segundo grupo, propõem que “as políticas laborais permitam uma melhor compatibilização da vida profissional com a maternidade/paternidade”, através, por exemplo, da “introdução de regimes flexíveis para as mães/pais trabalhadores que assim o entendam”.“Regimes de segurança social que permitam que a contabilização do tempo de serviço leve em linha de conta o número de filhos para o cálculo da pensão de reforma” será o terceiro grande grupo onde as medidas estão inseridas. O último defende um “reforço dos equipamentos sociais de apoio às famílias com filhos”, nomeadamente – enumeram – “uma melhor gestão e reforço da rede de infantários e creches e sua articulação com a rede escolar”.Na óptica da Comissão Política Nacional da JP – lembrando que Portugal regista as taxas de fecundidade mais baixas de sempre –, “a questão da natalidade deve ser encarada como um factor estratégico de desenvolvimento nacional”. Uma vez que – salienta – o baixo número de nascimentos não tem implicações apenas na sustentação da população, mas “nas diversas políticas do Estado”. “Regimes flexíveis para as mães/pais trabalhadores”

domingo, setembro 09, 2007

A Invasão do pónei

domingo, setembro 02, 2007

CDS/PP TV

O CDS/PP conta com uma nova forma de comunicar com os Portugueses. Goste-se ou não, parece-me uma ideia inovadora, eficaz e inteligente. Com o recurso às novas tecnologias, o partido pode alcançar um público maior, até agora distante.

Ver aqui : CDS/PP TV