quinta-feira, janeiro 31, 2008

Golden Share na PT

Bruxelas vai pôr Portugal em tribunal devido à Golden Share da PT.
Leiam a notícia aqui

Compraram gato por lebre?

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Faltou um bocadinho assim...

Duas baixas no Governo Socialista, se quiserem, duas remodelações. Que bom seria uma total remodelação - a começar em Sócrates! Um vez que não é possivel,e continuaremos a pagar bem caro, saltam fora os elos mais fracos - Ministro da Saúde e Ministra da Cultura.
Relativamente a esta "espécie" de remodelação, duas coisas:

1. É mais do mesmo, ou seja, a Politica será a mesma. Mudam as caras...
2. Já que deram um "empurrãozinho" à Ministra da Saúde aproveitavam e extinguiam o mesmo Ministério. Falta não faz!

PS: Estranha coincidência a remodelação ter sido exactamente no mesmo dia em que tem inicio o ano Judicial!

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Debate Mercado do Bolhão



Terça-feira às 21:oo na rua de Belmonte no auditório da escola ESAP.

Etiquetas: ,

domingo, janeiro 27, 2008

A todos os meus amigos Portistas!



Voltem sempre a AlVALADE! Será, sempre, um prazer receber o nosso amigo Helton...

Arrogância e Disparate

Há pouco apanhei este artigo, que penso que vale a pena ler.
Aqui, vemos o Sr. Sócrates a mostrar a mais profunda indignação por a oposição ter o desplante de criticar as atitudes da ASAE.
Continua, arrogantemente, dizendo que "a ASAE veio para ficar".
Até aí, infelizmente, não me surpreende a postura do primeiro ministro.
Mas, no meio de tudo, temos o Sr. Sócrates a dizer que "os consumidores estão hoje mais defendidos".
Defendidos de quê?
Da Bola de Berlim? Do galo de cabidela? Do queijo da serra? Ou será de todas as outras tradições e hábitos alimentares de séculos que este Governo e os seus cães de fila querem eliminar?
É que sabe, Sr Sócrates, eu estava realmente mais preocupado em saber que estou defendido de um sistema de Segurança Social em falência e que vou poder escolher onde e como vou preparar a minha reforma.
Estou mais preocupado em saber se estou defendido de ser obrigado a ir trabalhar para Lisboa ou então sair do país, sendo que o resto do país aparece cada fez mais ao abandono.
Quanto ao meu consumo, Sr. Sócrates, o dinheiro é meu. Deixe-me escolher onde o gasto, pode ser?
Voltando à ASAE, o que se pode esperar de uma organização que afirma que se fosse a Paris fechava mais de metade dos restaurantes?

Etiquetas: , , ,

sábado, janeiro 26, 2008

Ai Joana, Joana...

No programa Frente-a-Frente, Sic Noticias, Joana Amaral Dias disse " Na generalidade o Sector Público funciona melhor que o sector Privado".

Então, se assim é, qual a razão de existir Sector Privado? O Sector Privado existe porque é, e tem que ser, necessáriamente melhor que o Sector Público. Caso contrário, não faria sentido! Tão simples quanto isto!

Porque é fim-de-semana, tomem lá...

terça-feira, janeiro 22, 2008

Isto sim pode ser o Bolhão daqui a uns anos...

Forum Les Halles em Paris...

Um exemplo de um antigo mercado transformado em shopping, vejam no que deu depois do lucro fácil....parece que já pensem em fazer aqui um centro cultural, lojas gourmet, casas de chá...porque não fazer isso logo no bolhão? Vão à rua Miguel Bombarda ou ao CCBombarda e verificam a movida que lá existe por exemplo a um sábado à tarde...não foi preciso zara, ou Mac Donalds, mas lojas diferentes especializadas noutras áreas...


Covent Garden


Um óptimo exemplo do que se faz por ai a sitios como o Bolhão... Outra das coisas que me irrita profundamente é o Arq. que lidera a tal MANIF a dizer que recuperar o bolhão como ele quer vai contra a lógica do lucro fácil... MY GOD!! O homem está é ressabiado... perdeu o projecto. A 1ª coisa que a CMP vai fazer de jeito e vamos meia dúzia de chatos a ressabiar....

Etiquetas:

Bolhão


Meu caro Tiago,
A desinformação é terrível... Ontem estive na Assembleia Municipal em que se discutiu este assunto e em que nos Aliados se encontrava uma MANIF sem nexo algum.
Ponto 1 - O Mercado do Bolhão não vai ser demolido. Isso é a grande banha da cobra que esses Senhores querem vender. Vai ser mantida a fachada, recuperada a estrutura e dividido por sectores.
Ponto 2 - Tirar o comércio tradicional do Bolhão é um grande erro... MAS O COMÉRCIO TRADICIONAL NÃO VAI SAIR DO BOLHÃO. ATÉ VAI FICAR COM MAIS ESPAÇO!!!! passo a explicar... o bolhão por dentro vai ser dividido em 3 áreas... parque de estacionamento, serviços e lojas âncora e mercado tradicional. Este vai ficar no último piso ao ar livre e com as casinhas exactamente iguais às de hoje. Como disse, tirar o mercado tradicional do bolhão era um grande erro, mas é importantissimo criar condições e dinamizar esse comércio e a baixa em si. O mercado tradicional vai levar um grande impulso com as lojas decentes que vão por no bolhão. A reabilitação do mercado vai dar um grande empurrão no desenvolvimento da baixa e é dos primeiros passos para lojas como o BTO sairem de zonas como os Aliados.
Ponto 3 - Eu adorava ver os defensores do comércio tradicional a fazer as suas compras na camisaria Antunes, no Baratom, no Bolhão, na retrosaria Silva, etc... digo isto porque já sei que não vão...
Ponto 4 - Esse movimento civico está ferido de morte. Sabes porque? O Arquitecto que o lidera perdeu o projecto de reabilitação do Bolhão... e mais não digo.

Etiquetas: , ,

Mais um shopping?Porque não...mais um crime no Património


Encontrei isto num blog, sobre o bolhão...e apenas ilustra bem a minha posição sobre o assunto, por isso vou fazer um copy paste...mais um crime no património em troca de lucro fácil...em troca de especulação imobiliária...apenas vos deixo esta pergunta, querem mais um shopping igual a tantos outros ou o emblemático bolhão de Marques da Silva?


Fica aqui o que diz Pedro Bismark


..."Sábado de manhã, fui ao Mercado. Para perceber determinadas coisas há que ir aos sítios, há que vê-los, compreendê-los. Quantas pessoas que por aí escrevem sobre o Bolhão foram lá nos últimos tempos? Meses? Anos? Talvez nem na Baixa vivam, raramente aqui vêm. É indiscutível que o Mercado perdeu muita da sua dinâmica, há mais concorrência, e sobretudo, vive menos gente pela Baixa. Mas ele subsiste quase implacavelmente, subsistem aqueles que aqui vêm. O incrível não é que ainda há pessoas que vão ao Bolhão, mas sim, que apesar do estado de abandono a que foi votado o edifício, continue afluir gente ao mercado. Isso é o incrível. E está cheio! Mas desenganem-se, não são apenas velhos, há gente nova (como eu, que por aqui vivem agora), há turistas de máquina fotográfica e de sorriso estampado, há gente carregada de sacos. Há flores, fruta, peixe (e tanta diversidade), carne, pão, bom pão, uma variedade de produtos regionais que em nenhum outro sítio do Porto existe. O mercado é um elogio aos sentidos, um lugar absolutamente único. Em quantos sítios da Europa temos ainda a oportunidade de deambular por uma estrutura desta dimensão, com esta vida, com esta oferta de produtos, de cores, de cheiros, de sons? Está tudo lá, enquadrado magnficamente pela arquitectura do Marques da Silva. Mesmo assim abandonado, apoiado por andaimes, mantém o seu semblante de grandeza e dignidade.
Não me venham é dizer que a solução para tudo são shoppings, três no mesmo km2, é demais. Aprendamos com os erros dos outros. Nos anos 80 e 90, muitos mercados foram fechados por essa Europa fora e substituídos por shoppings. O Les Halles em Paris, é um exemplo, de muitos, de um projecto falhado que hoje espera uma solução.
A solução do Bolhão já lá está! O que é o Bolhão senão um imenso mercado de produtos como se diz agora "biológicos", regionais, naturais, único. Ponha-se também comércio relacionado com produtos regionais e de artesanato (tantas feiras de artesanato que por aí se fazem), de vinhos (Vinho do Porto), de gourmet, pequenos restaurantes específicos com belas esplanadas lá dentro, de pequenas lojas vocacionadas para turistas. Manter essa aura específica e atraente do Bolhão mas dotá-lo de novas valências que atraiam um novo público é isso que o Mercado precisa. Transformá-lo em shopping pode ser a solução mais rentável directamente, mas imaginem as possibilidade que se perdem. Valerá a pena? Qualquer turista irá franzir o olho quando lhe disserem que o mercado vai ser um shopping, que vai ter uma cobertura, mais um piso intermédio, dois maravilhosos pisos de estacionamento (mais carros para a cidade) que o cheiro das especiarias e das flores que ainda subsiste pelo ar vai ser substituído pelo odor apetitoso de um hamburguer com batatas.
*Pedro Bismarck [opozine]
PS. Relativamente ao site da TramCrone. Quando se estuda arquitectura é-nos ensinado a ler nas imagens os conceitos, a compreender nas apresentações as ideias que estão por trás. O site da TCN (e aconselho talvez a ver outros sites de arquitectos e outras empresas para perceber a diferença) para além das questões de gosto, não mostra nada, não explica o projecto, apresenta três ideias banais, com umas imagens e uns esquemas que já serviram para mil um projectos. A questão é que a TCN promove empreendimentos novos para áreas periféricas e o Bolhão não é um projecto novo, é uma reabilitação. E isso é que preocupa, porque estamos bem no centro da cidade num edifício marco-indiferenciável da cidade e nao a construir o outlet de Grijó ou a Exponor XXI. E essa é a diferença fundamental."

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Dr. Pinóquio

Este vídeo não vos lembra ninguém?
Talvez um alegado engenheiro, não?
Engraçado que este sketch já tem cerca de vinte anos...

terça-feira, janeiro 15, 2008

Dr. Honoris causa pela Universidade do Algarve


PhD em chular o Estado. Nisso já devia ser catedrático o homem...

Etiquetas: , ,

Há quem sugira isto, como decoração num tecto de um espaço para fumadores, ridículo!

segunda-feira, janeiro 14, 2008


clique na imagem

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Jamais


Com que então... " consultei as mais altas sumidades na matéria que me disseram, um aeroporto na margem sul JAMAIS"... não há comentários. Não vou entrar aqui em rodeios se Lisboa precisa ou não de um novo aeroporto... Posso é criticar a lógica despesista do Estado e o desrespeito que o Governo tem pelos impostos dos Portugueses. É certo que este aeroporto é mais barato e é uma melhor solução do que a OTA, mas o Estado não quer gastar menos dinheiro... O 1º estudo da CIP propunha acessibilidades muito mais baratas do que as que o LNEC propôs agora... Claro que o governo opta pelas mais dispendiosas para o erário público. Será que uma 3ª ponte sobre o Tejo é precisa? o TGV não pode ir por outro lado? Aliás o TGV tem de ter 2 paragens num espaço de 10 minutos? Aeroporto e gare do Oriente? No meu entender é completamente ridículo... uma ligação de velocidade alta chegava perfeitamente... Este aeroporto não fica a 100km da cidade, nem Lisboa tem o trânsito de NYC. Falando em NYC, ou em Paris, Londres e Berlim... acho que nenhuma destas grandes cidades entrou numa estupidez destas...

Etiquetas: , , , , ,

Câmaras endividadas - estado da Cidade do Porto

Ainda esta semana quando navegava pela net deparei-me com uma notícia que informava que a CMP tinha atingido o limite de endividamento possível... Fiquei imensamente surpreendido pois a cidade em que resido e que dou o meu voto nas eleições autárquicas está parada... e parece que assim vai continuar. Tenho de frisar que não sou nada apologista que o desenvolvimento das cidades ou do país passe pelo investimento público, agora se nada se faz como é possível a CMP estar endividada? Nem um candeeiro novo se vê nas ruas...
A CMP deve ter como prioridades criar condições para que se possa investir e viver na cidade. Essas condições passam essencialmente pela luta contra a burocracia reinante na CMP, por exemplo, na obtenção de uma licença camarária para a abertura de um bar ou de uma loja. A CMP deve ter como prioridade a privatização dos serviços de recolha de lixo e a criação de mais espaços verdes. A CMP e o seu Presidente devem estar cientes que a cidade do Porto tem como limite natural a Sul um rio e como limite artificial a norte uma estrada, o que condiciona largamente as intenções de expansão da cidade... no entanto a cidade do Porto possui um PDM com um índice de habitabilidade de uma aldeia e o Sr. Presidente Rui Rio como acorda de manhã a dizer que é honesto, o que conduz a uma consequência gravíssima... (atenção, não estou a dizer que os autarcas devam ser corruptos, mas não faz mal a ninguém nem se é corrupto se um Presidente quiser desenvolver a cidade) Não se pode construir em altura na cidade do Porto. Tudo isto faz com que ninguém venha viver para a cidade do Porto, a não ser estudantes que não gastam dinheiro... O centro da cidade continua deserto... Nuvens negras...
No entanto as CMP endividou-se esta semana para ter dinheiro para manter os bairros sociais... a CMP é a autarquia que mais fogos de habitação social possui... Não se compreende que a CMP gaste dinheiro em corridas, dinheiro esse previsto no orçamento, e que depois não tenha dinheiro para manter a habitação social... A continuar assim e visto que eventos como as corridas são importantíssimas e também se as pessoas pensarem um bocadinho, a habitação social degradaria-se muito menos se as casas fossem realmente de quem as habita... Porque não privatizar a habitação social?
É triste ver a cidade que tanto gosto neste estado. É muito triste.

Etiquetas: , , ,

Pérolas Legislativas...

Encontrei 2 pérolas (ainda fresquinhas):

1. Na recente Lei do Tabaco,

Segundo o disposto no art.1º..."é proibido fumar":

a) Nos órgãos de soberania e organismos da Administração Pública;

b) Nos locais de trabalho.

Ah! Isso explica muita coisa... Realmente são coisas diferentes!

2. Na lei de Acesso ao Direito,

Dispõe o art.25 n.º3 que "...são ainda devidas as seguintes quantias a título de compensação":

a) 50€ após trânsito em julgado de cada processo;
b) 100€ após a resolução do litigio. que ponha termo ao processo, se esta ocorrer antes da audiência de julgamento;

Com esta Lei,o Governo promove o acordo extra-judicial. Até aqui tudo bem. Considero que os acordos são essenciais e devem ser, cada vez mais, usados. Agora, quando são promovidos com o objectivo de enganar - já se tornou um hábito - as estatisticas é que já estamos mal. Muito mal.
O que vai acontecer? Obviamente que quem está a fazer escalas vai fazer tudo o que puder para chegar ao acordo. Lógico! Agora, não vai ser pelos interesses do cliente, mas sim, pelos 50€. Com isto, o Governo no fim do ano vai apresentar mais um dos seus brilhantes relatórios e, tentar, demonstrar que conseguiram "desentupir" os tribunais. Brilhante estratégia, não fosse o cliente ser o mais prejudicado!

E esta han?

Vasco Pulido Valente, Público.
Alguns dos meus caros amigos ditos "liberais" se encaixa nesta "caracterização de pacote"?!

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Cristovão Colombo....o enigma

Um filme que estreia hoje...mais um do nosso mestre Manoel de Oliveira...a não perder.

nesta cena do filme há um diálogo fantástico...

"....cristovão colombo....?"
"...nunca ouvi falar...e olhe que eu já moro aqui há muito tempo..."

terça-feira, janeiro 08, 2008

Dá que pensar!

E se de repente, fruto de uma estratégia combinada, o Primeiro-Ministro convoca referendo ao Tratado de Lisboa e, usando das suas competências, o Presidente da Republica Veta. Não ficava surpreendido!

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Guia para fumadores...

O Origem das espécies está a fazer uma lista "mais ou menos actualizada" de restaurantes e bares com zonas para fumadores. Recomendo, aos fumadores, a leitura do guia. Já agora, se conhecerem mais sítios, aproveitem para acrescentar.

Triste País que fomenta o vício do tabaco e ao mesmo tempo o proíbe. Contraditório, não é? Pois é, mas verdade! É o mesmo Estado que detém a totalidade da produção de tabaco, comercializa, tributa, investe fundos Europeus na produção do tabaco, que depois vem proibir que se fume! Este Governo vive de polémicas - e gosta de as criar! A verdade é que enquanto os Portugueses estão distraídos a comentar estas matérias, o Governo segue o seu caminho, segue no registo da incompetência absoluta, continua a limitar a Liberdade e nada se passa. Tudo adormecido! De facto, é uma boa estratégia de Marketing. Mas, obviamente, quem paga a factura somos nós e as futuras gerações.
Ainda sobre um argumento usado pela Lei anti-tabágica, que consiste nos malefícios que provoca aos não fumadores, estamos mal. Não que não concorde com o mal que o tabaco poderá causar, mas, se é assim, então também teremos que proibir o uso dos carros, motas e tudo que produza fumo. Afinal, também não é propriamente bom para a saúde!
Quem está em "pulgas", numa excitação total, é a nossa querida Policia da barriga tonificada. A A.S.A.E, obvio. Agora já dispõe de mais um pretexto para usarem as mascaras e metrelhadoras. Não deve tardar para que comecem a entrar pelos bares e restaurantes à procura de criminosos(leia-se, fumadores).
Sem cigarros, sem queijo da serra, sem bolas de Berlim, sem batatinhas fritas (as da praia), sem ginjinha etc... O que sobra? Comida de plástico? Obrigado! São uns porreiros...
Suspeito que não deve faltar muito para proibirem o consumo de vinho e cerveja em doses animalescas...visto que faz mal! Ou, comer Javali como “se não houvesse amanha”...visto que engorda...Agradeço a preocupação, mas, se não se importarem, gostaria de ter liberdade de escolha.

Nota: Tudo isto seria facilmente resolvido - e sem grandes polémicas - com uma lei semelhante à Espanhola. Ou seja, dar liberdade ao Proprietário do estabelecimento comercial em optar por uma casa onde se fume ou onde o fumo é proibido. Tão simples quanto isto. Quem quer vai, quem não quer não vai!

Filmes intemporais 0,005



Easy Rider - 1969
Realizado por Dennis Hopper, este filme tornou-se um filme de culto. Tive a sorte de o ver hoje e perceber porquê.
Começando pelas personagens, com Dennis Hopper e Peter Fonda nos papéis principais são de uma complexidade e de uma qualidade impressionantes. Depois temos Jack Nicholson, num papel secundário, mas de enorme peso para o filme e, como sempre, a mostrar a sua espantosa versatilidade.
O filme conta uma viagem de dois amigos desde Los Angeles até Nova Orleães, atravessando o país de Harley-Davidson.
Durante essa viagem, são retratadas as mudanças radicais na época na sociedade americana, bem como as mais diversas reacções a essas mesmas mudanças.
Recomendo vivamente a todos que vejam esta obra-prima, altamente aclamada em Cannes no ano de estreia.

Etiquetas:

Margem sul Power!!!

Já que o Lisboa – Dakar foi cancelado, fruto de ameaças terroristas na Mauritânia, e visto que se trata de uma etapa no deserto, proponho o seguinte: O Governo Socialista, inspirado nas sábias palavras de Mário Lino, poderia sugerir à Organização a troca da etapa na Mauritânia pelo deserto da margem sul! Diz que até tem Camelos e tudo…

Pós fim-de-semana

Passa-se um fim-de-semana fora – sem acesso à Internet – e o Blog descamba para a javardice! Para além do trabalho que me deram. Mas já lá vou.
Em primeiro lugar, não posso deixar de fazer referência à mais recente aquisição do Pequeno Pónei. Falo, evidentemente, da Vera Rodrigues. Caros leitores, a Vera terá, a meu ver, dois importantes contributos. Primeiro, penso que é unânime, irá elevar a fasquia desta coudelaria. Da Vera esperam-se sempre excelentes textos e, não tenho a mínima duvida, não nos vai desiludir.
Segundo, porque este Blog já começava a cheirar a sovaco ou, se quiserem, a F.E.U.P! Chamem-me heterossexual - agradeço o elogio - mas, confesso, que já me começava a incomodar partilhar o mesmo espaço com tantos homens. Assim, vejo a entrada da Vera como uma lufada de ar fresco, sobretudo pelo aumento de qualidade nos futuros escritos. E isso agrada-me, admito.
Portanto, Vera, bem-vinda à nossa coudelaria.

Em segundo lugar, assunto que já não me agrada – ao contrario do primeiro. Escrevo, obviamente, do que se passou em relação ao Rodrigo. Se foi saneado ou não, se há censura ou não, sinceramente não me interessa muito. O que de facto me interessa é que o Rodrigo volte! E que volte com as suas crónicas, inteligência e natural boa-disposição.
Também entendo que o melhor lugar para discutir questões dessa natureza não é via Blog, seja em forma de Post, seja em forma de comentário. Aliás, parece-me uma infantilidade! Parece-me que já são homenzinhos o suficiente para se entenderem. Ou estarei enganado? Espero que o assunto morra aqui e que o Rodrigo volte.
Aproveito, ainda, para informar que produzi o projecto dos novos Estatutos do Pónei a serem aprovados na próxima assembleia-geral. A ver vamos se passa!

P.S: Póneis, e o trabalho que tive para fazer os Estatutos? Quem me paga os honorários? Entendam-se…

Saudavelmente estupefactos

Saudavelmente estupefactos ficaremos nós com os contributos que o governo vem dando ao nosso dia-a-dia...é o IVA a baixar nos ginásios e os fumadores a aumentar às portas dos cafés quais cães raivosos aos quais lhes é vedada a entrada...ossos do ofício....

domingo, janeiro 06, 2008

ESTUPFAÇÃO

"Num país com o custo de vida ao rubro, Sócrates quer as pessoas a fazer exercício físico, de tal forma que até baixou o IVA nos ginásios. É caso para dizer: Somos pobres, mas fisicamente honrados."
in Expresso, João Garcia

Domingueiro...

Dada a ressaca intelectual, visto ter tido ontem exame de Direito Penal I, além da ressaca alcoólica decorrente da noite de ontem, (esta, justificável pela primeira), decidi aumentar o meu "bronze cinéfilo de intelectualidade" optando por dois filmes, um "fantástico" outro clássico, um francês outro inglês, ambos óptimos!
Filmes d'ontem 004 - O FABULO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN
O fabuloso destino de Amélie Poulain apesar de se passar no mundo real, conta com um extraordinário leque de truques, no qual o realizador, Jean-Pierre Jeunet transforma a França contemporânea num reflexo belo e surreal da realidade, onde a personagem ingénua e idealista, que dá nome à obra, espalha amor e felicidade pelos rostos graves à sua volta.
Ao nível pessoal, contudo, Amélie está em crise, pelo que decide investir um pouco da sua energia notável na busca do amor verdadeiro. Interpretada com uma precisão inocente da criança "traquina" por Audrey Tautou, Amélie não se limita a soluçar: é reduzida a uma poça de lágrimas. A cidade não resplandece apenas metaforicamente; adquire um tom sobrenatural e um tempo eternamente perfeito graças a efeitos de computador. O fabuloso destino de Amélie Poulain poderia ter resvalado para o patético/sentimental, mas Jeunet tempera a sua fantasia, estilo conto de fadas, com a dor e desilusão da vida real. E o filme - tal como a sua protagonista - vive obcecado com pequenos detalhes e minúcias pitorescas que nos mantêm completamente "agarrados" à história.
Os sentimentos de Amélie alternam dramaticamente entre o quente e o frio e, Tautou regula tão bem o modo como a sua personagem irradia emoções que é impossível não alternar com ela. Um filme descontraído, (divertido), o qual se adquou perfeitamente ao meu "domingo domingueiro".
Filmes d'ontem 005 - O PACIENTE INGLÊS
Em The english patient, O paciente inglês, começa com o trágico aciente de um piloto que fica gravemente queimado e desfigurado (Ralph Fiennes), vindo a ser encontrado nos destroços do seu biplano no norte de África, pouco antes do final da 2ª Guerra Mundial. Aparentemente com amnésia, não identificado mas presumivelmente inglês, está a morrer e é entregue aos cuidados de uma enfermeira franco-canadiana de nome, Hana (Juliette Binoche). Refugiando-se num mosteiro italiano destruído, juntam-se a um canadiano vingativo, vítima de torturas (Willem Dafoe) e, a dois especialistas em desactivação de bombas, onde reflectem sobre o passado, a perda e a cura. A pouco e pouco o misterioso paciente - que viria a revelar-se como o conde húngaro Laszlo Almásy - começa a recordar-se da sua vida passada (entre finais dos anos 30 e 1945) na Toscana, no Cairo e no deserto do Saara. O romance entre Almásy e Katharine (Kristin Scott Thomas), uma mulher casada, evolui com consequências trágicas. O filme conta com dois elementos fortes para cativas: a história é complexa, porém clássica e romântica e, a produção é meticulosamente artística, inde desde belíssimas sequências aéreas a uma dramática tempestade de areia, a cenas de amor sensuais e efeitos brilhantes - pinturas examinadas à luz de tochas, frescos de uma igreja iluminados por um holofote.
O paciente inglês, uma obra de 1996, arrecadou 9 Óscares ultrapassando O último imperador em 1987, de Bernardo Bertolucci, donde destacamos o de Melhor Filme, Melhor Realizador, bem como, o de Melhor Actriz Secundária para Juliette Binoche. Como vêm não há de todo motivos para não verem este clássico do cinema do anos 90. Imperdível!

Federação Putin

O processo de transição pós-comunista na Rússia, na sequência da desagregação da União Soviética e do final da guerra fria, tem-se revelado difícil, tal como difícil tem sido a adaptação a uma nova realidade, já não de superpotência na liderança mundial, mas de potência regional, com peso substancial no contexto global, embora com influência reduzida, limitando-se a ter influência em países que tem um certo cordão umbilical à Mãe Rússia.
A "democracia de gestão" de Vladimir Putin, combinando elementos democráticos e autoritários, surge como a âncora para o combate à corrupção e aos interesses instalados na era pós-Ieltsin, e para a prometida construção de estabilidade e prosperidade face a uma conjuntura sócio-económica desfavorável e a uma situação internacional volátil e em rápida mutação.
Com um passado marcado por anos de experiência profissional nos serviços secretos da antiga União Soviética, Vladimir Putin apresenta-se como um líder competente e rigoroso. Os seus colaboradores mais próximos provêm do extinto Comité para a Segurança Estatal (KGB), agora denominada Agência Federal de Segurança (FSB). As políticas de Putin na Rússia e para com o exterior têm revelado o seu carácter forte e decisivo no alcance dos objectivos a que se propôs. E isto implica, de modo alargado, estabilidade e crescimento interno e uma postura de cooperação, em termos de política externa, com base em princípios democráticos e de um estado de direito. Desde que Putin está ao leme, as suas políticas têm, contudo, assumido um cariz tendencialmente autocrático. A ilusão democrática desvaneceu-se num país onde a centralização do poder, o controlo dos media, e a manipulação de alguns processos eleitorais têm prosseguido lado a lado com a recuperação e estabilização económica e com a luta contra a corrupção, resultando num amplo apoio popular pelas políticas seguidas e demonstrando que é preferível uma Rússia autoritária a uma Rússia democrática, se isso significar estabilidade.
É engraçado de analisar o futuro da região, atendendo ao facto da Geórgia, um dos países com o tal cordão umbilical à Federação Russa, ser candidata à entrada na NATO mas ao mesmo tempo querer estreitar relações com o país de Putin.
Putin continua a sua saga com vista à afirmação da Rússia na cena Internacional e o Ocidente vê até com bons olhos uma certa aproximação à Rússia, por exemplo na luta contra o terrorismo, devido à sua larga experiência na matéria...
Veremos no que dá este saudosismo de Putin.

Etiquetas:

sábado, janeiro 05, 2008

Atenção

Meus Caros

O Meu Pequeno Ponei não é nem nunca será um blog onde a censura ou outra forma de ditadura terá assento, por isso espero que por um lado os saneamentos nunca mais tenham lugar e por outro o empenho dos colaboradores nunca seja posto em causa.
O Blog não é um feudo privado de um colaborador mas sim um espaço privado de todos os seus colaboradores por isso vamos enterrar os machados de guerra e vamos prosseguir.
Deixo aqui um apelo ao Rodrigo Lobo D´Ávila para voltar a esta coudelaria que tambem é dele.

Filmes intemporais 0,04


BLUE VELVET

David Lynch (1986)

Isabella Rossellini

Kyle MacLachlan

Verdadeiros ícones



Chaise longue 1925 - Le Corbusier

Etiquetas: , ,

Ouro



O preço do ouro atingiu um máximo histórico ultrapassando mesmo o máximo atingido por volta de 1980 depois da subida dos Terroristas Islâmicos ao poder no Irão. Neste momento o preço de uma onça de ouro cifra-se nos 864.90$ USD. Chegará aos 1000$? :)
Muito simples... Constante desvalorização do Dolar face ao Euro, Subida do preço do petróleo, Instabilidade em todo o lado, Nem no Dakar se pode investir... Preço do Ouro sobe! :)

Etiquetas: , , ,

Novo CEO


Já chega de censura!!!!!

Etiquetas: ,

Abaixo a censura


Este post serve para expor o meu desagrado e indignação perante a censura que se pratica em certos Blogs...nomeadamente o meu pequeno ponei, onde um colaborador nosso foi banido, colaborador este que nos enriquecia grandemente com as suas crónicas habituais...Por favor não vamos voltar ao tempo da censura, do lápis azul...


VOLTA ÁVILA...quem concordar com este manifesto por favor manifeste-se e assine nos coments.

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Parabéns


Amigas e Amigos,
O Meu Pequeno Pónei está de parabéns!! Atingiu a meta simbólica das 15000 visitas! Pelo meio já tivemos muitos posts polémicos, outros menos polémicos... etiquetas como 'A Europa é linda' , 'Quero ficar de diarreia mas a ASAE não deixa' , 'São todos uns burros ng consegue ler o tratado'... etc... Lembro-me agr também dos primeiros post's que apareceram aquando da abertura do blog... Sem dúvida que ficarão para a história!
Mais uma vez parabéns ao Meu Pequeno Pónei.

Etiquetas:

Palhaços



Estes pigmeus fizeram com que fosse cancelada a prova do ano... o Maior Raly do Mundo....

Deixo aqui uma grande imagem do ano passado... Gordon e o seu Hummer

Etiquetas: , , ,

Filmes intemporais 0,03




Eyes wide Shut

Stanley Kubrik 1999
Kidman, Cruise

100 USD



Energia Nuclear, a solução!!!

Etiquetas: , , ,

Filmes intemporais 0,02


Filmes intemporais 0,01

Querem cinema no Pónei? E clássicos também? Então vamos a isso!

Génese da JSD na Wikipedia

Actuando com uma maior incidência sobre as questões que dizem respeito directamente aos jovens, a JSD afirma-se como a maior organização jovem político-partidária que existe em Portugal. Embora veiculando os valores afirmados pelo PS, a JSD é uma estrutura com identidade própria, trabalhando por isso de uma forma autónoma relativamente ao Partido. A JSD afirma-se como a fiel depositária dos ideais do Marxismo-Leninismo.
A JSD tem como fins a promoção e a defesa da democracia política e social inspirada nos valores do Estado de Direito democrático e nos princípios e na experiência da social democracia, através da transformação reformista da sociedade portuguesa, de um ideal de afirmação internacional da Nação Portuguesa e da promoção da qualidade de vida das suas populações. A JSD defende um apertado controlo da Economia por parte do Estado. A JSD acha que os Gestores da Banca Privada devam ser escolhidos entre os barões do PSD de modo que este seja da área política Laranja. A JSD defende a liberalização das Drogas e um forte aumento de impostos. A JSD acha que o forte investimento público em obras faraónicas, tipo CCB ou Ota, é o motor da economia nacional. A JSD não acredita no líder do PSD e continua a sua saga com vista à inscrição do PSD na Internacional Socialista. A JSD é pelo SIM ao tratado Europeu.
Nos termos do artigo 2.º dos seus Estatutos, são tarefas fundamentais da JSD:
Contribuir para a educação cívica e formatação política da juventude portuguesa;
Lutar pela garantia do exercício dos direitos civis e políticos, segundo os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Trabalhador;
Participar activamente na definição da política de âmbito nacional, regional, municipal, local e sectorial, na perspectiva da defesa dos interesses da Juventude Portuguesa;
Intervir, em representação dos jovens portugueses, no processo político europeu, a nível nacional e no quadro da participação portuguesa na União Europeia;
Promover e apoiar a Lusofonia reforçando e incentivando os laços identitários entre os países de língua oficial portuguesa;
Contribuir para a definição programática do PSD e para o estudo e divulgação, adaptada à realidade portuguesa, do Marxismo.

Etiquetas: , , , ,

Eh pá!!! Este deve ter sido o Dakar mais rápido de sempre!!!

Tarde,mas,ainda assim, o Primeiro!

Tratado de Lisboa, Sim ou Não?





quinta-feira, janeiro 03, 2008

Filmes d'ontem 003 - DRUGSTORE COWBOY, No trilho da droga

No trilho da Droga, de Gus Van Sant, assistimos a um relato divertido e tocante sobre a problemática da toxicodepedência. Seguimos os membros de um "bando de drogados", chefiado por Bob (Matt Dillon), que alimentam o seu hábito através de assaltos a farmácias em Portland, Oregon. Os pequenos crimes e as vidas monótonas dos toxicodependentes são retratados pelo realizador sem qualquer espécie de moralismos, puritanismos ou comentários. Mas a natureza frágil das relações dentro do bando e, em particular, o amor malfamado entre Bob e a sua mulher, Dianne (Kelly Lynch) são por um lado, optimamente observados e, por outro lado, admiralvelmente interpretados.
Mesmo que o argumento nos pareça um tanto "básico", existe uma tragédia bem real à medida que o filme se aproxima do seu desenlace final. Quando um dos membros do gangue morre de overdose e Bob tem de retirar clandestinamente o seu corpo de um motel que alberga uma reunião anual de polícias e, em seguida, enterrá-lo, o protagonista decide mudar de vida. Numa clínica de desintoxicação reecontra-se com um velho amigo, um sacerdote toxicodependente (William Burroughs), onde as conversas entre os dois representam o seu último aceno a um mundo que acabam de deixar. Estes diálogos finais são sem dúvida exelentes. Aconselho vivamente No trilho da droga, um filme de 89 premeado no Festival de Cinema de Berlin.

Julio César de Shakespeare

Acabei de ver a adaptação para o cinema da tragédia de Júlio César de Shakespear. Realizado brilhantemente por Joseph L. Mankiewicz, que cria uma sensação de espaço á volta dos actores (através dos movimentos da câmara), sem retirar a componente dramática da peça.

Mas o que a peça tem de mais brilhante são sem duvida os actores: Debora Kerr é esplendorosa no papel de Calpurnia, James Manson é brilhante como Brutus demonstrando com excelência a divisão da consciência e de principios do honrado senador: a quem deve ele mais lealdade? Á republica e à sua classe, ou a César seu grande amigo?

Mas sem duvida a melhor intrepretação é de Marlon Brando como Marco António, o mais leal aliado de César. A reacção deste à morte de César, que passa duma profunda tristeza (“O, pardon me, thou bleeding piece of earth, that I am meek and gentle with these butchers!”), a uma fúria sanguinária (“Cry Havoc! and let slip the dogs of war.”) é brilhante. Brando excede-se a si próprio no famoso discurso de Marco António á multidão romana, que se encontra inicialmente favorável a Brutus e aos conspiradores. Começa calmamente (“Friend, Romans and countrymen, lend me your ear”), e vai fazendo alusões subtis á traição de Brutus e dos conspiradores (“When that the poor have cried, Caesar hath wept: Ambition should be made of sterner stuff: Yet Brutus says he was ambitious;And Brutus is an honorable man (…) So are they all, all honourable men”). É também Marco António que reconhece no final do filme que Brutus ao contrario dos outros conspiradores era um homem honrado (“His life was gentle; and the elements So mix'd in him that Nature might stand up And say to all the world, This was a man!”).

Recomendo vivamente este filme e deixo-vos com dois excertos dele.



Blogs Desaparecidos


Um presente para Gonçalo Cevada...BROTHERS IN ARMS...? para quando o regresso? a duvida persiste...